Opa, vamos conversar..

Somos uma agência especializada em estratégia e comunicação online. Estamos preparados para ajudar você a levar seu negócio para outro nível.

Covid-19*

Devido ao COVID-19, nosso atendimento está 100% online, segue abaixo nossos canais.

E-mail

hello@agenciamatos.com
ederson@agenciamatos.com

WhatsApp

+55 (44) 9 9121 2577

O que preciso para montar uma estrutura home office

  • Por Ederson Matos
  • 25 de julho de 2020
  • 619 Visualizações

O trabalho remoto ou conhecido popularmente pelo termo “home office”, é uma modalidade que vem se tornando cada vez mais eficaz e cada vez mais aplicável para empresas em todo o mundo. Com o passar dos anos, o home office ganhou cada vez mais os olhares de empresas de vários setores do mercado, principalmente ligadas a tecnologia e internet, provando cada vez mais sua capacidade e vantagem em relação ao escritório tradicional.

Na hora de escolher entre o escritório tradicional e o trabalho remoto, ou seja, o escritório em casa, é preciso levar em consideração vários pontos importantes, pois pode ser uma imensa vantagem trabalhar remotamente, economizando tempo e dinheiro, como pode ser também a ruína de produtividade e eficiência.

Home office não é para todo mundo

imagem de mulher na cama com notebook e cachorro de meias

É comum você conversar com pessoas que descrevem o home office como trabalho sem regras, trabalho onde não precisa levar tão a sério ou algo nesse sentido. Ouvir frases como: “- Em home office é fácil, trabalho quando eu quero, como eu quero, no horário que eu quiser e ainda não preciso entregar relatórios diários”, também era frequente. Esse é um pensamento que foge bastante a realidade dos verdadeiros atuantes e adeptos do formato.

Em uma breve pesquisa realizada aqui pelo time da Agência Matos, entrevistamos 10 profissionais que atuam na área por pelo menos 2 anos, e a resposta em relação a rotina, prazo de entrega e apresentação de resultados foram semelhantes: “As entregas costumam seguir um prazo especificado pela empresa e também precisamos sempre nos reunir para alinhar sobre o andamento dos projetos a serem desenvolvidos”.

Para um bom home office funcionar, a empresa precisa ter uma boa estrutura online, ou seja, é preciso planejar como funcionará a gestão de equipe, projetos e também a comunicação entre os colaboradores.

O trabalho remoto não funciona para todo mundo, isso precisa ser analisado pela empresa, time por time, setor por setor. É possível por exemplo, colocar em home office todo o departamento de marketing de uma empresa, porém o mesmo pode não ser aplicável ao time de estoque, balanço e expedição. 

O cenário do home office

computador e bloco de notas na mesa para home office

No cenário brasileiro atualmente, o formato de trabalho remoto vem ganhando cada vez mais espaço, em cidades como São Paulo – SP, onde o trânsito é lento e movimentado em horários de pico, o tempo de deslocamento entre a casa e o escritório, pode chegar por volta de 3 horas todo o trajeto, isso fez com que várias empresas principalmente ligadas a tecnologia, saíssem na frente, buscando investir em treinamento e estrutura de comunicação online a fim de implantar o home office.

Não é nenhuma novidade que este ano de 2020 está sendo o ano do Home office, devido a pandemia declara por conta do novo coronavírus (Covid-19), as empresas precisaram rapidamente se adequar ao cenário e se estruturar para atuar no home office, desse modo, vários setores conseguiram com êxito entender que é possível manter os negócios e a performance sem a necessidade de um escritório físico.

Empresas até do setor financeiro como o (BB) Banco do Brasil por exemplo, já prevê em pós pandemia, manter o home office para pelo menos 10 mil colaboradores.

Para um bom home office, o que devo considerar?

mesa digitalizadora como ferramenta home office para fotografo ou designer

Avaliar um bom home office pode ser um pouco subjetivo, já que entender qual a sua necessidade é algo muito singular e quase única. Porém de um modo geral, vamos analisar 3 (três) pontos muito importantes que você deve considerar na hora de montar seu home office.

O espaço

Tão importante como um motorista precisar de um carro para exercer seu cargo, o home office precisa de um espaço destinado a execução de suas atividades. Isso pode ser um quarto de casa destinado a home office, ou pode ser também um espaço vago na sala. 

O espaço para montar seu escritório em casa pode ser muito variável, já que vai depender muito do tamanho de sua casa e também do investimento que está disposto a destinar para montar sua estrutura, portanto, analise as possibilidades, os custos do projeto e então destine esse espaço somente para seu trabalho.

Vale acrescentar aqui que, a importância não está no tamanho, nem na estrutura, mas sim no fato de você separar um espaço para ser o seu ambiente de trabalho, entendendo-o como um ambiente separado da casa, desse modo vai te ajudar a manter-se sempre conectado e produtivo.

A internet

Falando em trabalho remoto, como o próprio nome já diz, o fato de ser remoto já diz também implicitamente o fato de estar dentro de casa porém conectado ao trabalho. Portanto, uma boa conexão com a internet é um dos pontos mais cruciais e importantes a serem resolvidos.

Quando o assunto é internet, acredito que você já pensa logo que, para ser boa tem que ser aquela que possui o pacote mais caro, a velocidade mais alta e o roteador com mais antenas, acertei? 

Você não está totalmente errado nem totalmente certo!

Pra você entender melhor basta você se perguntar o seguinte: Preciso de alta velocidade? Preciso de pontos de acesso em todos os cômodos da casa? É realmente necessário o melhor roteador pra me entregar o que preciso?

“Saber se uma conexão com a internet é boa é apenas saber se ela te atende, se ela é capaz de suprir todas as suas necessidades, portanto, não se apegue a contratar um plano de 100, 200 ou 300 MB, sem saber antes se é um plano realmente necessário ou se realmente a empresa provedora é capaz de te entregar o pacote de alta velocidade escolhido. A questão fundamental não é quanto, mas se essa velocidade irá chegar até você. Acredito que dificilmente você utilizará mais que 100 MB em uma residência, portanto, não se iluda com ofertas miraculosas, analise todas as opções antes de contratar e avalie também os equipamentos entregues e as instalações como foram realizadas”, disse Rogério G., gerente de relacionamentos da OX Fiber (provedora local de internet).

Os equipamentos

Tem uma frase bem humorada e muito conhecida que podemos utilizar para uma analogia aqui: “Não adianta nada a gasolina ser premium se o carro é pacote básico”, ou seja, não adianta contratar uma internet de alta velocidade, destinar um ótimo espaço para sua estrutura home office, se o computador é ruim ou de baixa performance.

É claro que quando o assunto é equipamentos, não se resume somente à computador, mas à todo o tipo de equipamento eletrônico que você precisa para executar às suas atividades, sendo por exemplo: o computador, o monitor, a impressora, a câmera digital, o celular, entre outros.

Investir em seus equipamentos eletrônicos essenciais é o que de fato vai ajudar você a garantir o máximo de performance na entrega de seus projetos, pois são suas principais ferramentas de trabalho e vão te ajudar a extrair todo o conhecimento que você possui, entregando assim trabalhos melhores e ainda mais rápidos.

É hora de montar seu home office

Agora que você entendeu quais são os pontos mais importantes que você deve considerar na hora de montar sua estrutura home office, acredito que você está apto a fazer um bom trabalho.

Neste artigo levantei questões relacionadas a sua estrutura, porém ainda existem mais pontos importantes que você precisa considerar na hora de realmente iniciar o trabalho. Aqui cabe falar sobre as ferramentas que você vai utilizar para se comunicar com seu time, qual a forma de prospectar, atender, prestar suporte aos seus clientes e vários outros assuntos sobre o home office já ativo.

Leia aqui no blog: Home office, como obter bons resultados? 

No artigo nós apontamos várias ferramentas de comunicação online que você pode utilizar para facilitar a gestão de projetos, a prospecção de clientes, o relacionamento com o time e muito mais. Também explicamos sobre a importância de se ter uma rotina para que seu home office prospere.

Deixe um comentário abaixo, conte como está sua estrutura home office hoje!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *