Sobre Nós
O blog foi criado e
é mantido pela
Agência Matos
Termos Legais
Navegue por nossa
Política de privacidade
Back

O Poder da parceria entre empresas

Estabelecer parcerias empresariais, é algo muito importante. Principalmente se você estiver iniciando um novo negócio. Estar ligado a bons profissionais ou empresas é excelente para agregar mais valor a sua empresa. Boas parcerias estratégicas, ajudam ambos os lados, com a conquista de um bem comum. As parcerias tendem a conquistar um resultado mais rápido do que conseguiria sozinho para o seu negócio, logo, a parceria é uma troca mútua de benefícios com o objetivo de ambas as empresas evoluírem no mercado.

Firmar parceria entre empresas é uma alternativa de oferecer um diferencial aos seus clientes e também de atingir um amplo público. Com uma cooperação mútua, ambos os lados possuem mais chances de crescer financeiramente e expandir seu negócio.

Um dos grandes benefícios de se firmar uma parceria é custo, exatamente, boas parcerias se tornam a forma mais barata de se atrair novos clientes, mas esse não é o único benefício que uma boa parceria pode te oferecer, iremos citar mais alguns:

Tenha mais visibilidade no mercado

Quando você é indicado a uma pessoa a qual já é cliente da empresa que está te indicando, você ganha mais credibilidade no mercado e passa a ter uma maior e melhor visibilidade. Pode até ser que em um primeiro momento essa pessoa não se torne seu cliente, mas pode ter um certo interesse despertado, através da divulgação por parte do seu parceiro.

Devido a isso, as parcerias empresariais são ótimas ferramentas de marketing para sua empresa, aumentando consideravelmente a visibilidade da sua marca ou negócio, e como já dissemos acima, de uma forma com o custo relativamente baixo e de grande retorno.

Entrega com mais qualidade

A parceria empresarial tem por finalidade a cooperação mútua entre as empresas. Sendo assim, você deve buscar parceiros que complementam o seu negócio, ou seja, com interesses semelhantes aos que sua empresa oferece. Dessa maneira, as empresas envolvidas tornam seus negócios mais completos e eficientes, ou seja, seu produto mais o do seu parceiro, se complementam, entregando aos clientes de vocês um serviço ou produto, que sozinhos vocês não conseguiriam.

Busque por parceiros que complementam o seu negócio

Antes de firmar uma parceria é importante estudar e analisar o mercado, para que essa parceria traga um diferencial para a sua empresa e vice-versa, pois isso é imprescindível para que ambas as partes obtenham sucesso.

Conheça bem sua empresa

Antes de qualquer coisa você precisa ter em mente quais as maiores fraquezas e quais as maiores forças da sua empresa, isso porque como já falamos assim, a parceria entre duas empresas é uma troca de benefícios, ou seja, a sua fraqueza pode ser a força do seu parceiro e a sua força, pode ser a fraqueza dele. Sendo assim, vocês irão se complementar, oferecendo aos clientes um serviço ou produto mais completo e de qualidade.

Busque parceiros com os mesmos objetivos que o seu

Isso porque é necessário que o seu parceiro tenha o mesmo empenho em crescer como você, ou seja, de nada adianta firmar uma parceria com certa empresa, se ela não possui os mesmo sonhos e objetivos que você. Firmar parceria com empresas acomodadas pode não corresponder às suas expectativas, tornando assim a parceria ineficiente. É preciso que ambas as empresas estejam determinadas e focadas a crescerem juntas.

Defina claramente como a parceria irá funcionar

Antes de fechar qualquer parceria, é imprescindível que as empresas envolvidas esclareçam a seus parceiros como irá funcionar todos os aspectos que envolvem o negócio. É importante ter paciência e dar tempo para que a empresa parceira possa se adaptar totalmente ao processo e assim consiga dar o retorno esperado.

Após um tempo é necessário avaliar se essa parceria está trazendo resultado para ambas as empresas e se essa parceria está sendo benéfica ou não aos negócios. Tenha em mente que em caso de resultados negativos, será necessário mudar as estratégias ou até mesmo encerrar essa parceria e buscar novos parceiros.

Não tenha medo de firmar parceria com outras empresas, isso pode alavancar seu negócio de uma maneira extraordinária, basta analisar os pontos que citamos acima para que se tenha uma parceria saudável, produtiva, rentável e crescente.

Samantha Martins
Samantha Martins
E-commerce Manager na Agência Matos. "Seja incansável e persistente, melhore a apresentação e encante o cliente em cada detalhe!"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies em nosso site para fornecer uma melhor experiência para sua navegação. Política de privacidade