Opa, vamos conversar..

Somos uma agência especializada em estratégia e comunicação online. Estamos preparados para ajudar você a levar seu negócio para outro nível.

Covid-19*

Devido ao COVID-19, nosso atendimento está 100% online, segue abaixo nossos canais.

E-mail

hello@agenciamatos.com
ederson@agenciamatos.com

WhatsApp

+55 (44) 9 9121 2577

,

Como aumentar a produtividade de sua equipe

  • Por Samantha Martins
  • 28 de março de 2020
  • 492 Visualizações

Um dos primeiros passos para aumentar a produtividade da sua empresa, é identificar as falhas e estabelecer estratégias (metas) para que essas sejam eliminadas, automaticamente isso fará aumentar a produtividade da sua empresa.

Qualificação da equipe

Focar na qualificação é importante no ato da contratação, destinar pessoas adequadas a cada vaga é essencial para garantir que o profissional possa oferecer o suporte necessário para a sua empresa.

Porém, nem sempre contratar os melhores profissionais irá garantir que esse profissional será sempre produtivo, por esse motivo investir em treinamentos atraem tanto os novos colaboradores, quanto os mais antigos a enxergarem a importância de se garantir uma produtividade satisfatória. O incentivo deve ser constante para que se mantenham atualizados sobre as melhores práticas de suas funções, para que desenvolvam seus talentos e sejam inovadores.

Defina metas e objetivos

Definir metas e objetivos e prioridades claras e específicas na empresa para cada função é algo vital, porém a maioria das empresas não tem isso definido, tendo em mente que o colaborador entende fielmente sua função e suas prioridades, quando na verdade eles não sabem. Por isso estabelecer metas aumenta a produtividade, se necessário desenvolva uma descrição detalhada dos afazeres de cada função, deixando assim claro aos colaboradores suas reais e principais atividades.

Uma opção de se estabelecer as metas é a utilização de ferramentas, em que possa observar e alinhar todas as tarefas a serem realizadas, um exemplo é o Trello.

O Ambiente de trabalho

Criar um bom ambiente de trabalho é eficiente para que se haja uma boa produtividade, um local sem as condições mínimas de trabalho diminuem e muito a produção de seus colaboradores. Por isso é necessário investir na qualidade de equipamentos, manter um espaço de trabalho limpo, seguro, organizado, devidamente climatizado e por fim criar um ambiente de confiança entre os colaboradores e líderes da empresa.

Saiba reconhecer os esforços

Motivar e reconhecer seus colaboradores é algo primordial para a produtividade, pois colaboradores felizes, produzem mais. Reconhecer o trabalho dos colaboradores é algo que mais os motiva, dentre todas as outras ações de motivações realizadas pela empresa.

Esse reconhecimento pode ser de várias maneiras, como aumento de salário, bônus, gratificação e até mesmo o reconhecimento verbal motiva os colaboradores a continuarem produzindo.

Gestão de tempo e produção

A gestão do tempo é algo muito importante para aumentar a produtividade, muitas vezes o tempo é desperdiçado com tarefas improdutivas, retrabalhos, atividades pessoais e reuniões desnecessárias e improdutivas.

A empresa deve estabelecer uma política contra o desperdício de tempo, deixando isso claro desde a contratação. Avaliar a sugestões dos colaboradores de como otimizar o tempo também são um boa opção.

Aposte na comunicação

Uma grande falha em grande parte das empresas é a comunicação. É importante para a empresa que haja um canal aberto de comunicação com retorno contínuo e onde haja a liberdade para se admitir os erros sem medo.

Muitos erros ocorrem devido à falta de comunicação e isso é algo que se deve melhorar. Há diferença entre os erros por falta de atenção e os erros por falta de comunicação, mas ambos devem ser corrigidos.

Gestores também cometem erros e não devem esconder, pois devem ser vistos como exemplos para seus colaboradores, mas nem por isso é esperado que sejam perfeitos. Assumir seus próprios erros, gera mais confiança nos colaboradores.

Os colaboradores devem vestir a camisa da empresa e sentir liberdade para propor e tentar melhorias dentro da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *